HEALTHOMATON – Artigo I

Artigo II

Fase 1: Definição de Objectivos

Como surgiu a ideia?

Caracterização do domínio do projecto: Saúde, alimentação, prática de exercício físico e análise clínica.

Caracterização da plataforma tecnológica a utilizar: Blender, Premiere, Photoshop, Illustrator, Marvel.

Caracterização dos parceiros e utilizadores-alvo do projecto: Famílias, desportistas, crianças, idosos, adultos, qualquer faixa etária e qualquer estilo de vida. Decathlon, Prozis, Serviço nacional de saúde, Instituto Português do Desporto e juventude, I.P., Continente, Nutrimento.

Definição dos objectivos do projecto: Combater o sedentarismo, auxílio na prática desportiva, promoção de uma vida mais saudável.

Fase 2: Plano justificado de levantamento de necessidades

Descrição das actividades de recolha de informação desenvolvidas:

Retrato da saúde 2018

“5,9 Milhões de portugueses têm excesso de peso, 8 em cada 10 idosos apresentam excesso de peso e os indivíduos menos escolarizados apresentam maior prevalência de excesso de peso e de obesidade abdominal. Apenas 41,8% dos cidadãos apresenta uma prática regular de actividade física, desportiva e/ou de lazer”

“O excesso de peso é, atualmente, um dos maiores desafios da saúde pública na Europa. Uma dieta desequilibrada, associada a estilos de vida sedentários, coloca os europeus em risco de desenvolver várias doenças crónicas, incluindo doenças cardiovasculares e cancro.”

Sublinhamos a presença do Sedentarismo e Práticas alimentares como principais fatores de risco à saúde, referidos diversas vezes ao longo do Retrato da Saúde 2018.

Programa nacional para a promoção da atividade física

Entrevista: diferentes lifestyles

Resumo e análise crítica dos resultados obtidos: Com base na nossa pesquisa, é possível concluir que, embora existam diversas medidas a ser tomadas e que haja uma melhoria na saúde portuguesa ao longo dos últimos anos, há ainda um longo percurso a percorrer, que se deve ao abandono de boas práticas por falta de motivação/persistência da população em geral.

Cenários de utilização, tarefas e modelos de utilizador: Aquisição do produto numa loja parceira. Download da aplicação, criação de um perfil detalhado na mesma. Oferta de subscrições personalizadas. Recomenda-se a utilização do Robot durante atividades do dia-a-dia, como por exemplo numa ida ao supermercado, para uma melhor orientação e aconselhamento de compras. O Robot seria um aliado a especialistas na área da saúde, desporto e educação

Conclusões e requisitos para o projecto: Embora haja cada vez mais uma maior sensibilização para o tema Saúde é contrastante a falta de motivação e o custo que tem ter uma alimentação saudável bem como uma regular prática desportiva. Julgamos que ambos os problemas seriam combatidos com o nosso Robot, que daria apoio, tal como um amigo, e que tivesse os conhecimentos necessários para melhorar a nossa saúde, tal como um personal trainer.

Deixe um comentário