Projeto ADAM

Auxiliar ao Desenvolvimento Artístico e Motor


Fase 1 – Apresentação e Objetivos

Trabalho por: Heitor Carvalho, Laura Rendas, Matilde Leite da Silva, Mafalda Mantas.

Após a proposta de projeto apresentada em aula sobre a criação de um produto que resolva um ou vários problemas da sociedade atual ou futura, fomos deparados com várias propostas com possibilidade de ser trabalhadas.

Decidimos então, enquanto grupo, abordar o tema da educação, após uma discussão em que nos apercebemos que tínhamos várias experiências pessoais com este tema. Efetuámos então algumas entrevistas informais com antigos professores que têm mais conhecimento empírico neste tema.

Tentamos assim, mais concretamente, resolver problemas em relação à educação em crianças, pois acreditamos que este é o principal fator que molda as dimensões sociais, políticas e culturais futuras e é no início do ensino que se conseguem criar mudanças duradouras e sustentáveis em temas indispensáveis, tais como:

  • Sedentariedade infantil;
  • Negligência da educação criativa;
  • Défice no desenvolvimento físico.

Procuramos alcançar os seguintes objetivos:

  1. Promover a criatividade e desenvolver a inteligência lateral nas crianças;
  2. Facilitar a descoberta do potencial criativo individual de cada criança;
  3. Incentivar a atividade física nas crianças e a interação social;
  4. Combater a dependência nas tecnologias;
  5. Auxiliar educadores e pais na educação.

Fase 2 – Levantamento de Necessidades

“Creativity is as important in education as literacy and we should treat it with the same status.”

– Sir Ken Robinson, TED2016

”All children are artists. The problem is to remain an artist as we grow up.”

– Picasso
Resultado de imagem para lack of creativity in schools cartoon

“84% dos pais concordam que as escolas não disponibilizam tempo suficiente para a criatividade.

73% dos professores afirmam que não têm as ferramentas para fomentar a criatividade nas escolas.”

“Barriers to Creativity: Educators and Parents Grade the System” – Edelman Berland

Resultado de imagem para children technology cartoon parody

“O sedentarismo é uma epidemia mundial que compromete em torno de 60-70% da população do planeta, e é o principal inimigo da saúde pública.”

“Nos últimos anos, a capacidade cardio-vascular das crianças diminuiu por 25%.”

– OMS (Organização Mundial da Saúde)

Solução apresentada:

Exposto o problema, decidimos desenvolver o protótipo de um robô que interaja com as crianças, tanto no espaço escolar como familiar, propondo jogos e outras atividades físicas e artísticas, fomentando a cooperação e o pensamento criativo.

O robô interativo terá dois modelos:

  • ADAM – Robô para as escolas (maior e direcionado a atividades de grupo)
  • ADAM Lite – Robô para as casas (portátil e com atividades individuais)

Exemplos de atividades:

  • “Chama um amigo e desenhem o que ouvem nesta música”
  • “Expressa o que sentes com este tema de 4 cores…”
  • “Vou contar uma história… cria um final diferente e partilha com um amigo”
  • “Inventa um super-herói que ainda não exista…”
  • “Se pudesses mudar uma coisa na tua escola, o que farias?”

Com o passar do tempo, a inteligência artificial do robô iria conhecendo cada criança, procurando assim desafios que desenvolvam a sua individualidade artística.

Para o desenvolvimento deste trabalho iremos utilizar diversos programas informáticos como o Photoshop (prototipagem), o Premiere (montagem), o After Effects (animação) e o Unity/Blender (3D modeling).


Bibliografia:

https://thejournal.com/articles/2013/06/24/report-creativity-hindered-in-the-classroom-by-testing-mandates-lack-of-resources.aspx

https://usergeneratededucation.wordpress.com/2012/04/25/schools-are-still-killing-creativity/

https://en.dailypakistan.com.pk/22-Dec-2017/do-our-schools-actually-kill-creativity

Edelman Berland – “Barriers to Creativity: Educators and Parents Grade the System”

https://www.sciencedaily.com/releases/2019/06/190604131231.htm

https://medicalxpress.com/news/2018-11-childhood-physical-inactivity-crisis-globe.html

Um pensamento sobre “Projeto ADAM

  1. Posso ter percebido mal, mas o robô que propõem seria mais do género de dizer à criança o que fazer?
    Não tenho nada contra isso, mas isto não será algo limitativo? Faz isso, faz aquilo, ou quanto muito, anda fazer…
    Penso que as crianças adoram imaginar a sua realidade e brincar nela. Acho por isso, que teria muito interesse o “ADAM” ir brincar com a criança, da mesma forma q o action man parte em aventuras com o rapazinho ou a barby vive com a menina.
    O robô não tem de dizer o fazer, pode apenas levar a criança a querer fazer o que deve fazer, leva-la para fora de casa.
    Gostei da vossa ideia, acho que tem bastante potencial, continuem a pesquisar e explorar o tema!

    Gostar

Deixe um comentário